Voar em São Conrado


Aqui estão algumas dicas para o piloto que vai voar pela primeira vez na Praia do Pepino.
O texto é do Ruy Pinto e retrata bem as nossas condições de vôo:


. . . A decolagem de parapa no Pepino é pequena, não permitindo erro. Para nos que aprendemos a voar aqui, é mais fácil. Por isso, junto com o vento normalmente fraco, preferimos decolar de frente. Assim temos visão da corrida. Todos, sem exceção, que vem de fora, estranham e tem um percentual de erros grande. Vide John Pendry no High Level. A galera de locais com vento sempre forte e condicionado a decolar de costas, come um dobrado aqui com ventinho e sem corrida. O espaço aéreo é pequeno para o numero de praticantes. A concha de são Conrado tem +/- 3 km por 4 km. Neste espaço, nos fins de semana de verão e condição boa, voam 200/300 pilotos por dia. Asas e PP, veteranos e novatos. As térmicas são fracas normalmente. É uma excelente escola de termal, mas qdo. se pensa em experiência de XC, é bom ir voar noutro lugar. A aproximação para pouso num lugar com estas características exige disciplina as convenções. Bem, ai o problema é cultural. Se ha regras, sou contra! A não ser que elas me favoreçam. Mas este é um problema continental. O nosso vento dominante é o NE, que entra lateral, mas devido as gargantas entre morros, fica de frente na decolagem. Se este estiver forte, como normalmente acontece no fim das tardes de primavera e verão, uma vez voando, ou vai para a Gávea e pega turbulência no pouso ou então foge para a Barra e toma uma advertência por voar fora do espaço restrito.


Por outro lado, temos vantagens:
1-O tapete em 90% da área de vôo já salvou muitos pilotos e me incluo com louvor nesta lista. Isso sem falar na areia da praia.

2-O sistema perfeito de resgate. Quando o helicóptero chega rápido, o faz em 6 minutos, mas quando demora, ai leva pelo menos uns 8 a 10 minutos. Isso inclui um "Rambo" que desce na corda e te resgata. Quanto. ao seu equipamento sobre uma arvore de 20 metros, por um trocado tem uma galera que sabe tudo sobre o assunto.

3-Quem aprende a decolar no Pepino, sabe decolar em qualquer. lugar.

4-Qto. ao vôo, no piriri não tem escola melhor. Se o papo é voar em rotor, tem para todos os gostos. Desde aquele obrigatório no pouso com NE, até aquele também. obrigatório no Cochrane para se ir ao Cristo. É também. uma escola e tanto.

5-Se você. é aluno, voe cedo. Sem vento, sem termal e sem outros pilotos. Você poderá dar quantos. vôos tiver saco, pois são cravados 15 minutos do pouso à rampa.

6-Mas se você. é novato. Tudo bem! Voe no lift de verão entre 11:00 e 15:00 hs e se divirta. Mas não voe alem disso, se não o NE te pega garoto. Ai, ai, ai!

7-Mas se você. é turista, é impossível não chegar lá em cima. Muita carona e um transporte oficial da AVLRJ. Isso sem falar no banheiro, chuveiro, açaí, quadra de vôlei, etc.
Galera. Todos os lugares tem macetes. A boa regra e bom senso, segundo meu grande mestre PPI, é em locais novos, não seja o primeiro, nem segundo, nem terceiro. Espere o boi de piranha. Mas fique esperto com quem você usa como exemplo. Tem voador que come as piranha e agente tem a idéia que elas não estão lá.
É isso ai."
Ruy Pinto


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Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal